Friday, May 9, 2008

O torque

O torque é a característica mais importante num motor no que diz respeito ao seu desempenho. Um valor elevado de torque presente deste rotações muito próximas da do ralenti significa um motor robusto, fiável e capaz de rodar muitos quilómetros ao mesmo tempo que equilibra performance e economia de combustível. Um motor assim não atingiria frequências acima dos 42-50 Hz (aproximadamente 2500-3000 rpm) o que resultaria numa redução notável de fricção entre o cilindro e os êmbolos e de pressões excessivamente elevadas no interior da câmara de combustão. Verificar-se-ia, também, uma redução do consumo de lubrificante devido à menor velocidade dos êmbolos e da cambota, entre outras peças móveis.

Esta grandeza física é a que deve ser melhor estudada e maximizada num motor a gasóleo
de modo a poder obter grandes valores da mesma logo a baixas rotações. Seria de grande vantagem fazer a aplicação do conhecimento sobre os motores diesel de grandes veículos pesados em motores diesel de veículos ligeiros, com os devidos e óbvios ajustes.

No comments: